5 de setembro de 2019

Boa ideia



Aniversário de12 anos – “Turistando por São Paulo”

No domingo passado participei da comemoração do aniversário do Bernardo, amigo do meu filho que cumpriu 12 anos. A mãe, Patrícia, já é conhecida entre as crianças da escola como uma mãe que “faz aniversários legais”.

Patrícia organizou um passeio turístico por São Paulo.  Nove crianças entre 11 e 12 anos de idade foram convidadas. Além das crianças fomos convidadas duas mães, portanto, éramos 3 adultas para garantir a diversão.

O convite: um envelope de papel Kraft com o nome do aniversariante carimbado. Dentro, dois cartões impressos com os detalhes: data, hora e o roteiro do passeio junto com um mapa do metrô de São Paulo.

O passeio: o ponto de encontro foi na estação de metrô Alto da Boa Vista. Lá, antes da saída Patrícia distribuiu um envelope contendo um mapa impresso com os locais identificados e numerados por ordem cronológica e uma cartela com adesivos para serem colados a cada visita. Na conversa inicial Patrícia convidou a todos para o desafio de tirar uma foto do grupo em frente a cada local. Foram 12 lugares escolhidos, “um para cada ano de aniversário do Bernardo”.

A primeira parada foi na avenida Paulista – fomos ao parque Trianon logo para o Masp, onde tivemos o primeiro e delicioso imprevisto.  Um trecho da avenida Paulista estava fechado para a filmagem de uma série da Netflix. Os meninos adoraram, puderam ver um pouco da ação.

Seguimos para o mirante 9 de julho, sempre fotografando. Quando caminhávamos em direção a Fiesp, paramos para  desfrutar um pouco da atuação de um mágico. Não pudemos visitar a Fiesp pois estava fechado – ficou para outro dia.

A caminhada em direção ao Centro cultural SESC, foi, por um tempo, acompanhada pelo animado som de uma banda. As crianças passearam livremente pela Paulista. O almoço aconteceu na hora certa e foi na comedoria do SESC. Comemos, bebemos e repusemos nossas energias. A vista da cidade desde o restaurante é espetacular!

Partimos para a segunda etapa do passeio: pegamos o metro na estação Brigadeiro até a estação São Bento. No metro, cantamos parabéns junto com um violinista que estava “passando o chapéu”. Fizemos a foto em frente ao   Mosteiro de São Bento e subimos o largo para ver o edifício Martinelli, construído em 1929, cruzando a praça entramos no Santander onde, no farol encontramos mais uma incrível vista da cidade. Ali visitamos 4 exposições, entre elas o acervo, e outra sobre tipografia. No espaço das tipografias utilizadas na cidade de São Paulo, há uma mesa grande, cheia de carimbos para fazer arte. Bem divertido!

Como a casa Mathilde do centro, que era o ponto final, estava fechada, fomos para a Casa Mathilde da Avenida Ibirapuera, sempre de metrô, e logo de volta para a Estação Alto da Boa vista, onde os pais esperavam as crianças.

Choveu um pouco quando chegamos ao centro, por essa razão deixamos de visitar alguns pontos. De qualquer modo, as crianças se divertiram muito e o aniversariante pode comemorar de um modo muito especial com os amigos. Nós mães, pudemos constatar que as crianças adoram fazer passeios diferentes.