27 de novembro de 2012

pão da Marli

Esta receitinha saiu da cozinha da Fazenda do Ettore e da Giovana em Mato Grosso do Sul. A Marli, cozinheira, nos ensinou com toda a atenção... Eu fiz e... deu certo!
É importante dizer que é melhor fazer esta receita quando não temos nenhum compromisso e vamos ficar algumas horas em casa. Demora mesmo!

Primeira etapa:
Colocar em uma vasilha com aproximadamente 30cm de diâmetro:

750 gramas de farinha,
um pacotinho de fermento biológico em pó,
4 colheres de sopa bem cheias de açúcar,
3 copos de leite morno

Misturar os ingredientes com a mão (neste ponto a massa fica como um mingau), cobrir com um saco plástico e colocar um pano por cima do saco. Essa massa deve descançar até dobrar de tamanho, o que leva aproximadamente uma hora.

Segunda etapa:

Bater no liquidificador
 4 ovos
duas colheres de sopa de sal
1 terço de copo de óleo

 Adicionar misturar à massa delicadamente e logo colocara tudo sobre uma pedra (essa massa é bem mole mesmo - não se assuste!). Com a mão fazer repetidas vezes um movimento em forma de "S"  seguido de um movimento brusco como se fosse um ponto final, até que a massa esteja bem lisinha. Com a massa lisa aos poucos acrescente a farinha até dar o ponto de massa de pão - ou seja: a massa deve soltar das mãos sem grudar.

Cubra a massa novamente com o plástico e o pano e deixe dobrar de tamanho.

Dividir a massa em 4 partes iguais para fazer quatro pães. Esticar com o rolho, dobrar em 3 partes (de fora para o centro) esticar e enrolar até formar um pão.

Colocar na forma e deixar descansar, desta vez sem o plástico. A massa vai dobrar de tamanho mais uma vez. Logo assar em forno 180 graus por uma hora aproximadamente.

Ficam fantásticos.